Av. São Paulo, 45 - ROSARIO DO IVAI - Paraná

(43)3465-1282

Prefeitura Municipal

Rosário do Ivaí

SECRETARIAS / / PROJETOS

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

PROGRAMAS
Existem os programas EJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, e APED, Ação Pedagógica Descentralizada, com aulas fornecidas nos períodos vespertino e noturno atendendo ao todo 230 alunos. O EJA abrange o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série). O APED abrange o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Médio, ambos em Rosário e Campineiro do Sul.
Já o PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, segundo dados de 2009, atende a um total de 24 alunos, sendo 1 na Vila União, 12 em Campineiro do Sul, e 11 na sede de Rosário. Em Boa Vista de Santa Cruz não há turmas por falta de monitores.
Na APAE atua através da Escola de Educação especial Renascer, onde os atendimentos são divididos nos seguintes programas:
• 0 a 3 anos – estimulação essencial.
• 3 a 6 anos – pré escola.
• 7 a 14 anos – ensino fundamental.
• 15 a 17 anos – educação de jovens e adultos.
• 18 ou mais – educação profissional.
Alunos com idade acima de 18 anos que apresentam comprometimento severo são atendidos nas Oficinas Terapêuticas. Para o atendimento dos alunos nestes programas a escola conta com uma equipe pedagógica e técnica formada por uma coordenadora, dez professores, uma fonoaudióloga, uma fisioterapeuta, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, um neurologista, um diretor e sete auxiliares. São atendidos 73 alunos sendo 19 em período integral.
EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
Em Rosário do Ivaí não existe agência do trabalhador. A Casa Familiar Rural de Campineiro do Sul oferta o Ensino Fundamental com qualificação em Agropecuário desde 2006, através de parceria entre SEED e ARCAFAR-SUL. Esta parceria aconteceu com o objetivo de melhorar o ensino onde a SEED entrou com os profissionais do quadro próprio do Magistério por área de conhecimento onde os jovens estudam fundamentados na Pedagogia de Alternância. A partir de 2009, foi implantado na CFR o curso profissionalizante Técnico em Administração Rural, onde os jovens permanecem num regime de alternância de uma semana na CFR e uma semana na propriedade, onde põem em prática os conteúdos teóricos. Em 2009 foram matriculados 24 alunos no 1º Ano do Ensino Médio Técnico em Administração Rural e 11 alunos na 8ª série do Ensino Fundamental com qualificação em Agropecuária.
ENSINO SUPERIOR
Os estudantes de 3º grau frequentam as instituições de ensino situadas nos Municípios da região do Vale do Ivaí, como Jandaia do Sul, Mandaguari, Arapongas e Apucarana, para as quais seguem todos os dias por transporte municipal pago pelos próprios alunos. Os cursos mais procurados são os de Ciências Biológicas, Letras e Contabilidade.
Existe Curso em nível superior à distância oferecido pelo Polo Unopar Virtual. Atualmente são atendidos 221 alunos (2011) e no ano de 2010 foram atendidos 164 alunos, nos cursos de Ciências Contábeis (bacharelado), História (licenciatura), Letras (licenciatura), Pedagogia (licenciatura), Serviço Social (bacharelado) e Gestão Ambiental, além do curso de Pós Graduação em Educação Especial.
INCLUSÃO
A inclusão de alunos com necessidades especiais tem sido um desafio nas escolas de todo País, em qualquer nível de ensino e governo, e está acontecendo aos poucos em Rosário do Ivaí, onde os problemas principais a serem enfrentados são a falta de professores capacitados e de espaço físico adequado às necessidades especiais.
Em Rosário do Ivaí os alunos especiais são atendidos na APAE, onde todos os dias são levados de ônibus, acompanhados de uma assistente.
MERENDA ESCOLAR
O Departamento Municipal de Educação é responsável pela elaboração e feitio da merenda escolar no município de Rosário do Ivaí. A elaboração do cardápio e o acompanhamento da qualidade da merenda são feitos pela nutricionista do Município.
A aquisição dos ingredientes é feita no comércio local, em estabelecimentos comerciais selecionados através de processo de licitação. A distribuição da merenda é feita pelo Departamento de Educação, e atende tanto escolas rurais quanto urbanas. A falta de veículo específico para distribuição da merenda e também para visita da nutricionista às escolas é uma dificuldade enfrentada pelo setor.

 
 
 
 

Horário de Atendimento: 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Brasão Rosário do Ivaí

Prefeitura Municipal

Rosário do Ivaí

Av. São Paulo, 45 - Centro

CEP 86850-000

ROSARIO DO IVAI - Paraná

Entre em contato

(43)3465-1282

Redes Sociais

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 17/10/2017 10:33:46