Educa??o

Mais de 22 mil candidatos concorrem aos vestibulares da Unioeste, Uenp e Unespar

Sexta-feira, 21 de novembro de 2014


Ouvir matéria

Mais de 22 mil candidatos farão neste domingo segunda-feira (23 e 24) as provas do vestibular de verão de três universidades estaduais. Eles concorrem a mais de 4.400 vagas oferecidas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Elas integram a rede de instituições de ensino superior do Governo Estadual, formada por sete universidades. 

Nesta edição há duas novidades. A primeira é o vestibular da Unespar, que pela primeira vez será unificado, para 67 cursos. Além do exame de conhecimento comum, a Unespar tem o teste de habilidade específica em dois câmpus. No Campus Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) foram realizadas provas entre os dias 12 e 14 deste mês nos cursos de artes. No Campus de Curitiba II (Faculdades de Artes do Paraná) as provas acontem entre os dias 17 e 19 de dezembro. 

HUMANA E PROFISSIONAL - O resultado dos aprovados no teste de habilidades específicas para os cursos Gravura, Pintura, Licenciatura, Canto, Composição e Regência e Instrumento já está disponível no site www.vestibular.unespar.edu.br. O resultado geral será divulgado em 7 de janeiro de 2015. 

O reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, destacou que toda a estrutura precisou ser reorganizada para a realização do primeiro vestibular unificado. “Ao ingressar em um dos nossos cursos, o estudante encontrará uma formação humana e profissional sólida e altamente qualificada”, afirma. O reitor destaca a concorrência do curso de bacharelado em Cinema e Vídeo do Campus Curitiba II e o de Administração do Campus Paranaguá. 

ODONTOLOGIA - Outra novidade do Vestibular de Verão 2015 das universidades estaduais do Paraná é o curso de Odontologia, na UENP, que está entre os mais concorridos deste ano. Os outros cursos mais procurados são: Direito, Agronomia, Fisioterapia e Educação Física. 

A UENP é a quarta universidade que mais oferta vagas entre as universidades estaduais. Ao todo, serão mais de 5 mil candidatos para 1.440 vagas em mais de 20 cursos oferecidos. Entre as vagas ofertadas, 10% são reservadas para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O resultado será divulgado em 22 de dezembro. 

A terceira instituição que mais teve inscritos para o vestibular de verão foi a Unioeste, com mais de 11 mil candidatos. Este ano estão sendo ofertadas 2,4 mil em 32 cursos, destas 50% são destinados pelo Sisu. Os cursos mais concorridos neste processo seletivo são Medicina, Engenharia Civil e Odontologia. Os cinco câmpus terão cerca de mil fiscais trabalhando no vestibular. O resultado será divulgado em 19 de dezembro. 

DOCUMENTOS - Os candidatos aos vestibulares devem apresentar a ficha de inscrição e um documento oficial de identidade. No caso da Unespar, a ficha deve ser apresentada com uma foto 3x4 anexada. 

LOCAIS - As provas serão realizadas em Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, cidades sedes dos cursos da UENP. 

Na Unioeste as provas acontecerão nos câmpus de Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu. 

Na Unespar as provas serão aplicadas nas cidades sede da universidade: Curitiba, Paranavaí, Paranaguá, União da Vitória, Campo Mourão e Apucarana. As provas da Unespar terão início às 13h30 e da Uenp e Unioeste começam às 14 horas. 

UNIVERSIDADES ABERTURA DOS PORTÕES PORTÕES FECHADOS INÍCIO 

UNESPAR 12 h 13 h 13h30 

UENP 13 h 13h50 14h 

UNIOESTE 13 h 13h40 14h

Fonte: AEN

 Veja Também