Presta?es de contas municipais

Curso em Pato Branco orienta sobre presta?es de contas municipais

Quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Ouvir matéria

Público é formado por gestores e técnicos das 42 prefeituras e câmaras do Sudoeste paranaense. Entre os temas estão a conversão da contabilidade pública às normas internacionais e a adaptação ao processo eletrônico, que está sendo implantado no TCE. Inscrições devem ser feitas pelo site do Tribunal
Daqui a três anos, a contabilidade pública brasileira terá, obrigatoriamente, de se adaptar a normas internacionais. O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) tem realizado, em diversos municípios, cursos para orientar gestores públicos sobre as mudanças que vão ocorrer. Com este objetivo, nas próximas quarta e quinta-feira (27 e 28 de outubro) uma equipe de analistas da Diretoria de Contas Municipais do TCE participa, em Pato Branco, de uma Jornada de Orientação Técnica.

O evento, promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal, com o apoio da Prefeitura de Pato Branco, tem como público gestores e técnicos da administração municipal, do Executivo e Legislativo. Esta mesma jornada técnica será realizada em Cianorte e Telêmaco Borba.

A orientação da EGP é que os interessados agendem a participação numa destas cidades. A intenção da unidade técnica do TCE é que até o mês do novembro tenham sido realizadas as cinco jornadas programadas para o ano. O encontro de Pato Branco é destinado principalmente aos 42 municípios que integram a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

Mario Antonio Cecato, diretor de Contas Municipais do TCE, diz que a jornada é uma “oportunidade para que os gestores públicos possam tirar dúvidas e buscar orientações para a elaboração da prestação de contas, já que estamos num final de exercício, e em breve toda esta documentação deverá ser encaminhada ao Tribunal”.

O evento tem carga horária de 16 horas. Em Pato Branco, será realizado no Centro Regional de Eventos (Rua Benjamin Borges dos Santos, 111), iniciando, nos dois dias, às 8h30 e encerrando às 17h30. O conteúdo será: “Prestação de Contas Anual 2009 – Panorama da Análise e Dados Estatísticos”, com informações sobre transição do processo físico para o virtual e análise da gestão fiscal; “A Contabilidade Pública Rumo à Conversão às Normas Internacionais”; “Os Instrumentos de Planejamento do SIM-AM” e “SIM-AM – Controles no Processo de Consolidação” que vai abordar aspectos controvertidos como gestão/orientação, RPPS, consórcio público, fundos e o controle social.

Cecato destaca que, até 2013, os municípios terão que se adaptar às normas internacionais de contabilidade pública. Segundo ele, este momento de transição é importante para que os municípios possam fazer a migração sem sobressaltos. A inscrição deve ser feita diretamente no site do TCE: (www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_agendados.aspx). Mais informações pelos telefones (41) 3350-1683 e 3350-1744.


Evento: Jornada de Orientação Técnica – Diretoria de Contas Municipais
Data: 27 e 28 de outubro (quarta e quinta-feira)
Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Cidade: Pato Branco
Local: Centro Regional de Eventos (Rua Benjamin Borges dos Santos, 111)
Inscrições: www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_agendados.aspx
Informações: (41) 3350-1683 e 3350-1744.

MUNICÍPIOS DA AMSOP

Ampére, Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Bom Jesus do Sul, Bela Vista do Caroba, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Manfrinópolis, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola do Oeste, Palmas, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.

Texto: Jean Féder
Foto: Arquivo

Coordenadoria de Comunicação Social TCE/PR

 

Fonte: TCE

 Veja Também