Quinta-feira, 30 de junho de 2011
Ouvir matéria
Psicólogos, educadores e pesquisadores estarão reunidos na décima edição do Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (X Conpe), que será realizado de 3 a 6 de julho na Universidade Estadual de Maringá. A proposta é ampliar as discussões em torno dos fundamentos teóricos e propostas de intervenção do psicólogo no campo educacional, em defesa da socialização do conhecimento.
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), que escolheu como tema central Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer.
A programação do congresso inclui apresentação de estudos e pesquisas, exposições, lançamentos de livros, relatos de experiências e de atuação em discussão no âmbito acadêmico, científico e profissional no campo da psicologia escolar e educacional. Haverá a participação de pesquisadores estrangeiros, visando a estreitar laços com outros países que também discutem a inserção da Psicologia no campo da educação.
Entre as convidadas está a professora Anne-Marie Chartier, do Institut National de Recherche Pédagogique, École Normale Supérieure na França, que irá discutir as novas psicologias do século XX e as mudanças de olhar sobre as crianças.
Também estão programadas as conferências Medicalização da Educação e da Sociedade, com Maria Aparecida Affonso Moyses, da Universidade Estadual de Campinas – São Paulo; Em tempos de neoliberalismo, é possível uma pedagogia crítica?, com Newton Duarte – Universidade Estadual Paulista; A Escola e o Processo de Constituição do Aluno como Leitor: o papel da mediação pedagógica do professor, com Sérgio Antonio Da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas; Racismo, Preconceitos e Compromisso Social da Psicologia, com Ângela Fátima Soligo, da Universidade Estadual de Campinas, entre outras.
As inscrições para o X Conpe devem ser feitas pelo site www.conpe.com.br/. A abertura oficial do evento será às 19 horas, no domingo, dia 3, no auditório do PDE, no Bloco B-33. Informações pelo fone 44 3011-4416.
Fonte: Agência estado